terça-feira, 27 de abril de 2010

As Tainhas estão chegando!


Santa Catarina está em festa. Na areia da praia, fartura e felicidade tiradas do mar. Nessa época de frio, os cardumes de tainha deixam a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, e sobem a costa atrás de águas quentes para se reproduzir. E é aberta a temporada de pesca mais esperada do ano.
Um veterano pescador é o vigia. Tem olhos treinados para localizar os cardumes e a missão de avisar os colegas que esperam a hora de colocar os barcos na água. Na hora em que vê o cardume, ele acena e os barcos vão para o mar.
Quando as embarcações cercam os peixes, na areia começa um mutirão para puxar as redes. Nenhuma pesca é tão solidária. Qualquer pessoa que ajude, mesmo não sendo pescador, ganha tainha para levar para casa.
Tradição
Dois séculos de pesca criaram uma forte tradição. Economicamente e também culturalmente, a pesca da tainha é certamente a mais importante de todas na região. Alguns anos atrás, quando os estoques eram maiores, as famílias marcavam os casamentos depois dessa pesca. Toda economia estava relacionada à pesca do peixe...

Foto de rmosimann

Nenhum comentário:

Postar um comentário