quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PONTA DA PITEIRA - HOTEL BOUTIQUE PARA CASAIS



A LAGOA DE IBIRAQUERA
Barra Fechada e Barra Aberta
Por Denise de Medeiros
A lagoa de Ibiraquera no sul do estado de vez em quando precisa receber as águas do mar. Até um comitê foi formado para definir quando a barra deve ser aberta.
Não é todo dia que a imagem do canal aberto pode ser vista na praia de Ibiraquera. A abertura da barra proporciona o encontro do mar com a lagoa. Importante para manter o equilíbrio do meio ambiente.
Essa troca de águas é boa não só para os pescadores que terão o camarão garantido para a próxima safra. Os banhistas também são beneficiados porque a lagoa fica completamente limpa depois de tomar um banho de mar. Mas nesse momento e nos próximos quatro dias é bom ficar longe da água por causa da correnteza.
O comandante do Corpo de Bombeiros, Cabo Miranda, afirma que “nos primeiros dias não é recomendado tomar banho na lagoa e muito menos no canal porque as águas se encontram com força total, é muito perigoso principalmente para as crianças”.
A pesca na lagoa e no canal também fica proibida até que a barra se abra completamente. Como as larvas de camarão estão entrando na água salobra elas poderiam ficar presas nas redes. A Polícia Ambiental está fazendo a fiscalização.
A barra deve permanecer aberta por cerca de um mês e meio, depois desse tempo ela se fecha naturalmente. Para abrir novamente é necessário o uso de máquinas. Durante anos a discussão foi sobre em que época o canal deveria ser aberto. Agora quem decide isso é um comitê formado pela APA da Baleia Franca juntamente com algumas secretarias da prefeitura.
“Levamos em conta os quadrantes de maré, as cheias da lagoa, épocas de renovação de pescado e da água. Fizemos uma reunião e decidimos a melhor data para a abertura”, confirma a coordenadora da APA Maria Elizabeth Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário